Responsabilidade da Enfermagem quanto ao manuseio da caixa de material perfurocortante

O fechamento da caixa é de competência da equipe de Enfermagem, pois cabe ao profissional que manipula e descarta o material perfurante.

15.10.2021

Em conclusão ao Parecer de Câmara Técnica 006/2021, do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), quanto ao manuseio da caixa de material perfurocortante, conforme estabelece o Manual Segurança do paciente em serviços de saúde, a limpeza e desinfecção de superfícies, publicado pela Anvisa em 2020, o fechamento da caixa é de competência da equipe de Enfermagem, pois cabe ao profissional que manipula e descarta o material perfurante.

No entanto, o recolhimento da caixa coletora, após o fechamento, o acondicionamento e o transporte não competem aos profissionais de Enfermagem, devendo ser feitos por equipe de desinfecção e limpeza, devidamente treinada, a coleta e transporte de resíduos sólidos e em local seguro para transporte, assim como determina as regulamentações vigentes.

A regulamentação de boas práticas de gerenciamento e serviços dos resíduos é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária- Anvisa, pela RDC número 222/2018. Confira o Parecer na íntegra, aprovado na 80ª Reunião Ordinária de Planária (ROP), no final do mês de agosto.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...