Profissionais são qualificados através do “I Curso de Trauma no APH e Manuseio da Maca Sked”

Foram dois dias intensos de curso, com instruções fundamentais para o APH

14.05.2022

Foi um curso de imersão com procedimentos indispensáveis no APH

Visando atualizar os profissionais com as principais técnicas utilizadas na abordagem e tratamento pré-hospitalar a vítimas de trauma, além de propor conhecimentos básicos para atendimento com equipes de resgate utilizando a maca sked, o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) concluiu nesta sexta-feira (13), o “I Curso de Trauma no APH e Manuseio da Maca Sked” – Módulo Básico.

Foram dois dias intensos de curso. No primeiro módulo realizado na sede do Coren-RO, os profissionais aprenderam instruções de primeiros socorros e noções básicas de estações como: imobilizações e fraturas, contenções de hemorragias, retirada de capacete, utilização da maca sked e curativos compressivos, técnicas de compressão para contenção de hemorragias e prancha rígida e foi mostrado aos profissionais o que o ocorre no atendimento pré-hospitalar.

Manoel Neri deu as boas-vindas aos profissionais e destacou que capacitação é fundamental na enfermagem

O presidente do Coren-RO, Manoel Neri, ao dar as boas-vindas aos alunos destacou que a capacitação dos profissionais de enfermagem do estado de Rondônia, representa o compromisso do Coren-RO e da gestão com seus inscritos. “Nossos cursos são ofertados gratuitamente para o aprimoramento e a valorização da enfermagem. Sendo assim, a capacitação reflete no atendimento aos pacientes, sendo possível prestar um atendimento de qualidade “, pontuou.

No segundo e último dia, realizado no antigo prédio do IPAM, os instrutores montaram as estações práticas, com instruções de nós, amarrações e ancoragens para que o profissional tenha noção de como utilizar o material e fazer a amarração e retirada do paciente com segurança e adequadamente de um local de difícil acesso com a maca sked. À tarde foi realizada estações com prancha em trilho, descida de rapel com paciente na maca e descida de rapel tático que é uma descida importante para paciente em nível elevado. E finalizando, todos os profissionais receberam certificados de conclusão do curso.

Do município de Candeias do Jamari, o técnico de enfermagem Alex Assunção, que participou atentamente do curso, disse que a palavra que o define como servidor: é gratidão. “Nós, profissionais que trabalhamos no atendimento em acidentes na BR, ter este curso foi de suma importância, pois aprendemos a dominar casos que é de rotina. Só tenho a agradecer ao Coren-RO e ao NEP pela rica oportunidade”, frisou.

Durante o curso, os alunos estiveram submetidos e expostos a situações de pressão e grande stress físico, emocional e psicológico com a finalidade de prepará-los para as situações de tensão real, o qual o profissional de APH é submetido no dia a dia da profissão.

A coordenadora do NEP, Mara Bastos, ao falar sobre a importância do curso, parabenizou os alunos pelo comprometimento em aprender uma temática que está no dia a dia da enfermagem. “Existem situações no qual o profissional tem que resgatar pacientes em locais de difícil acesso e, o curso os ensinou exatamente isso, imobilizar e retirar o corretamente o paciente desses locais complexos, bem como a manusear de maneira adequada maca sked”, disse.

O instrutor do curso, sargento e enfermeiro Paulo Resky do Grupamento de Operações Aéreas, definiu a importância do curso para o profissional intra-hospitalar para ter o conhecimento de primeiros socorros no atendimento pré-hospitalar, que é o que precede a vítima ao chegar na unidade de saúde. “Os alunos puderam aprender como atuar em situações adversas e acidente graves, visto que muitos profissionais trabalham em eixos de BR ou locais de difícil acesso e, assim eles consigam identificar a gravidade do ferimento, tratar e fazer a mobilização, colocar o colar cervical e o paciente na prancha. Eles já têm o conhecimento intra-hospitalar e a atuação e, nesses dois dias de curso puderam aprender o básico do atendimento pré-hospitalar”, ressaltou.

Para a enfermeira Carina Oliveira, o NEP possibilitou um curso de imersão com uma gama de procedimentos indispensáveis, dando a oportunidade de qualificação profissional para os enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na capital e nos municípios e que principalmente atendem vítimas em BR’s . “Eu como enfermeira atuante hoje no intra-hospitalar entendo a relevância que esse curso trás para que essas vítimas entre no intra-hospitalar de forma rápida e segura, aumentando assim as chances de vida do paciente, dando assim continuidade a assistência prestada por esses profissionais no pré-hospitalar”, evidenciou.

A iniciativa contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Rondônia (Samu), Corpo de Bombeiros, Grupamento de Operações Aéreas (GOA), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Gmed UTI Móvel, Centro de Educação na Área de Saúde (Cetas) e Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO).

CONFIRA A GALERIA COMPLETA DOS DOIS DIAS DE CURSO.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...