Importância do exame de gasometria arterial é destacado durante curso promovido pelo NEP


26.04.2022

O curso marca a volta das capacitações realizadas pelo NEP

Visando capacitar os profissionais de Enfermagem, a fim de fortalecer os conhecimentos necessários da prática de coleta e a fundamental importância de detectar, e monitorar resultados do exame de gasometria arterial, o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), por meio do Núcleo Permanente de Educação (NEP), concluiu na manhã desta terça-feira (26/4), o curso “Gasometria Arterial Para Enfermeiros Módulo I: Básico”.

O presidente do Coren-RO, Manoel Neri, ressalta que nas unidades de tratamento intensivo e de emergência, o exame de gasometria arterial é um dos mais solicitados. “Pensamos em proporcionar um curso no qual o profissional possa aplicar no dia a dia do seu trabalho e, assim, fortalecer os conhecimentos necessários para uma prática segura e de qualidade”, frisa Neri.

Curso aconteceu no auditório do Coren-RO

Já para Rafael Reinheimer, enfermeiro R2 residente em terapia intensiva, através da coleta e interpretação da gasometria arterial é possível identificar alterações e distúrbios eletrolíticos. “Esse é um curso de grande importância para a prática clínica do enfermeiro na assistência ao paciente crítico, agregando conhecimento e habilidade ao profissional, possibilitando, assim, a elaboração de cuidados de enfermagem e estratégias terapêuticas específicas, contribuindo para a melhora do paciente”, evidenciou.

A gasometria arterial é um exame realizado a fim de avaliar a capacidade pulmonar de duas maneiras, quanto à proporção adequada de oxigênio e a remoção do dióxido de carbono; também se avalia a capacidade dos rins do indivíduo, observando a reabsorção ou excreção dos íons de bicarbonato para manter o PH corporal normal.

Mara Bastos ressaltou que as capacitações estavam sendo muito aguardado pela enfermagem do Estado

Para Andrezza Iara, enfermeira recém-formada, “o curso de gasometria arterial tem muito a agregar na prática diária do enfermeiro, pois os conhecimentos adquiridos são de suma importância para prestar o cuidado ao paciente e planejar a assistência”, disse.

A coleta da gasometria arterial é realizada por meio de uma punção arterial, normalmente na artéria radial, braquial ou femoral. É uma técnica asséptica, a fim de prevenir infecções, e deve ser realizada por profissional treinado.

A coordenadora do NEP, Mara Bastos, enfatizou que o retorno das atividades do NEP estava sendo muito aguardado pela enfermagem do Estado. “Estamos voltando com nossos treinamentos, capacitações e cursos não apenas na capital, mas também em outros municípios. Reiteramos que acompanhem as redes sociais do Coren-RO e do NEP e fique por dentro do que estaremos ofertando”.

 

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...