Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-RO realiza 125ª Reunião Ordinária de Plenário com julgamentos éticos, pareceres técnicos e homologações institucionais

Sessão abordou temas estratégicos para a atuação da enfermagem no estado e reforçou o papel do Conselho como órgão orientador e fiscalizador

30.05.2025

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) realizou, nesta sexta-feira (30), a 125ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP), na sede da autarquia, em Porto Velho. A reunião, iniciada às 9h, contou com a presença da diretoria e conselheiros da gestão 2024–2026 e teve como pauta central o julgamento de processos éticos, apreciação de pareceres técnicos, homologações e discussões sobre a atuação profissional da enfermagem no estado. Na abertura dos trabalhos, foi realizada a verificação de quórum, leitura e aprovação de ata, seguida pelas comunicações da presidência e palavra aos membros. Foram também referendados atos da presidência, incluindo contrato de prestação de serviços e deliberações administrativas.

Durante a sessão, o Plenário apreciou seis processos éticos envolvendo diferentes situações de conduta profissional, com foco na responsabilidade ética, comunicação durante o atendimento, relacionamento interpessoal e prática assistencial. As denúncias envolveram unidades em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vale do Anari e Cacoal, com relatorias atribuídas aos conselheiros Dr. Tadeu Matos, Dra. Hosana Alves, Dra. Luciana Sabino, Dra. Taciana Holtz e Dr. Josué da Silva Sicsú.

Também foram apresentados e homologados os relatórios de inscrições definitivas, remidas, secundárias, transferências e suspensões referentes ao mês de abril. O setor de Dívida Ativa apresentou balanço das atividades realizadas entre janeiro e abril de 2025. Ainda durante a sessão, a Comissão de Implantação de Comissões de Ética nas Instituições de Saúde compartilhou avanços importantes na instalação desses núcleos nas unidades públicas e privadas. A conselheira Dra. Arethusa Bezerra apresentou pareceres técnicos sobre o dimensionamento de equipes nos centros de diálise e a legalidade de prescrição de medicamentos por profissionais da Estratégia Saúde da Família para si próprios. Já a conselheira Dra. Ivana Annely relatou pareceres sobre práticas da enfermagem estética, como a infiltração de triancil e o uso de fios aptos.

A secretária-geral do Coren-RO, Dra. Taciana Holtz, apresentou os regimentos internos das Comissões de Ética de Enfermagem das seguintes unidades de saúde: Hospital Regional de Cacoal, Hospital Municipal de Ariquemes, AMI Porto Velho e CEMETRON. Ainda durante a reunião, foram lidos os nomes dos profissionais de enfermagem selecionados para o Prêmio Enfermagem em Destaque 2025, iniciativa que valoriza condutas éticas, compromisso com o cuidado e contribuição à profissão. Para o presidente do Coren-RO, Josué Sicsú, a reunião reforça o compromisso do Conselho com uma atuação técnica e transparente. “A cada plenária, reafirmamos o nosso papel como instituição que zela pela ética, pelo exercício profissional responsável e pela valorização da enfermagem. As decisões aqui tomadas impactam diretamente na qualidade do cuidado oferecido à população”, destacou o presidente.

Fonte: Ascom/Coren-RO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...