Coren-RO promove roda de conversa especial para colaboradoras no Outubro Rosa

Palestra teve como objetivo promover a conscientização sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.

11.10.2023

Para alertar as mulheres sobre a importância da realização de exames de rotina, do diagnóstico precoce e da adoção de uma vida saudável como forma de prevenção do câncer de mama, o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizou na manhã desta quarta-feira (11) uma roda de conversa para funcionárias públicas e colaboradoras da instituição para discutir o tema, além disso contou com dinâmicas interativas e exercícios laborais.

A palestra foi conduzida pela enfermeira Amanda Pontes e a educadora física Íngride Farias, que abordaram tópicos relacionados ao câncer de mama, como fatores de risco, sintomas, métodos de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. “O autocuidado e a realização regular do autoexame das mamas são importantíssimos, uma vez que a detecção precoce aumenta consideravelmente as chances de cura”, frisou íngride.

Durante a palestra, os participantes puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre a doença, o que proporcionou uma discussão informativa e interativa. “O apoio emocional e o suporte são fundamentais para as mulheres que recebem o diagnóstico de câncer de mama”, destacou Amanda.

A conselheira Quele Vasconcelos salientou que a gestão do Coren-RO se preocupa com a saúde das mulheres que fazem parte da equipe da instituição. “A importância de eventos como esse no ambiente de trabalho, visam não apenas informar, mas também apoiar e empoderar as colaboradoras na luta contra o câncer de mama”.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se 320 casos novos de câncer de mama em Rondônia em 2023, uma taxa de 36,99 casos para cada 100 mil mulheres no Estado. A projeção é feita na publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil. Ainda segundo o Inca, o câncer de mama é o tipo que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo.

Para a colaboradora Jaila Soares, a palestra foi inspiradora, abordando como a educação e a conscientização podem efetivamente transformar vidas. “Esta conversa não apenas nos informou, mas também demonstrou apoio às mulheres, enfatizando nosso valor e importância. Estamos imensamente gratas ao Coren por promover palestras com temas tão relevantes”, disse.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...