Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-RO promove curso de Enfermagem Forense voltado ao atendimento de vítimas de violência

Curso capacitou enfermeiros em procedimentos de atendimento às vítimas de violência em Porto Velho

03.09.2025

Na terça-feira (2), o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) promoveu, em sua sede em Porto Velho, o curso “Enfermagem Forense – Procedimentos de Enfermagem no Atendimento às Vítimas de Violências em Unidades de Emergência”, ministrado pelo enfermeiro especialista Antônio Coutinho, conselheiro federal e coordenador do CNEF/Cofen. A abertura contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, que destacou a relevância do tema e lembrou que a enfermagem forense ainda está em processo de consolidação no Brasil, mas já é uma área estruturada em países como os Estados Unidos, também participou da solenidade o conselheiro do Coren-RO, Jorge Domingos de Sousa Filho, que representou o presidente Josué Sicsú.

O curso teve como objetivo apresentar aos enfermeiros assistenciais estratégias práticas para a identificação de pessoas em situação de violência, reforçando o papel fundamental da enfermagem nesse processo. Além disso, os participantes conheceram o Projeto de Inserção do Enfermeiro Forense (EF) na saúde e na segurança pública, iniciativa que busca fortalecer, no futuro, os serviços de enfermagem forense no país. No período da tarde, os enfermeiros realizaram atividades práticas de preenchimento do Formulário de Atendimento e do Termo de Consentimento do EF, documentos legais essenciais para auxiliar as vítimas na elucidação de crimes.

O presidente do Coren-RO, Josué Sicsú, ressaltou a importância da iniciativa para a categoria: “A enfermagem de Rondônia mostra, mais uma vez, que está comprometida em se atualizar e fortalecer sua atuação. A área da enfermagem forense amplia as possibilidades de cuidado e contribui diretamente para a defesa das vítimas e da sociedade. Esse é um avanço significativo para todos nós”, destacou. Segundo Antônio Coutinho, a enfermagem forense é imprescindível para a sociedade: “Se apenas uma mulher for salva do ciclo de violência, já teremos cumprido uma missão de grande relevância social.”

Confira algumas imagens do curso:

 

Fonte: Ascom / Coren-RO - Luís Marcos

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinete@coren-ro.org.br


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...