Coren-RO capacita enfermeiros para enfrentar emergências obstétricas e reduzir mortalidade materna em Rondônia

A qualificação dos profissionais de saúde é fundamental para reduzir a morbimortalidade materna, exigindo da equipe de enfermagem um preparo técnico e científico consistente.

25.03.2025

Rondônia alcançou a menor taxa de mortalidade materna da Região Norte até agosto de 2024, com 14,67 mortes por 100 mil nascidos vivos, uma redução expressiva em relação a 2022 (44,2) e 2023 (37,64), registrando apenas três óbitos maternos no período, conforme dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade Materna.

PARCERIA NEP/RO E IESPRO

Alinhado aos avanços na saúde materna, o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), por meio de seu Núcleo de Educação Permanente (NEP/RO), realizou na última sexta-feira (21), uma capacitação no Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (IESPRO).

 

O curso, intitulado “Assistência nas Emergências Obstétricas – Trabalho de Parto e Hemorragia Pós-Parto”, foi coordenado pela enfermeira Alice Ferreira, especialista em cuidados obstétricos e ginecológicos, e reuniu 17 profissionais para aprofundar conhecimentos e aprimorar práticas no manejo de situações críticas durante o ciclo gravídico-puerperal.

Durante a capacitação, Ferreira compartilhou seu amplo conhecimento e mediou uma troca enriquecedora de experiências entre os participantes, destacando a importância da iniciativa para a qualificação e aprimoramento da prática clínica.

“É muito importante que os profissionais estejam sempre aprendendo sobre as melhores formas de agir em urgências na gravidez, principalmente quando se trata do trabalho de parto e do sangramento forte após o parto, que são momentos muito perigosos para a saúde da mãe. Com certeza, isso vai ajudar a tornar o atendimento às grávidas e às mulheres que acabaram de ter bebê mais seguro e de melhor qualidade”, explicou a palestrante.

PROTOCOLOS 

Durante as oito horas de imersão no tema, os enfermeiros participantes tiveram a oportunidade de revisar e atualizar seus conhecimentos sobre os protocolos mais recentes e as melhores práticas baseadas em evidências científicas para o enfrentamento de emergências obstétricas.

A ênfase nas particularidades do trabalho de parto e da hemorragia pós-parto permitiu uma análise aprofundada das estratégias de identificação precoce, intervenção oportuna e manejo eficaz dessas condições que representam sérios riscos à vida da mulher.

Os profissionais que participaram da capacitação retornam às suas atividades com um repertório técnico e científico ampliado, fortalecendo a capacidade de oferecer um atendimento seguro, humanizado e eficiente em momentos de extrema vulnerabilidade.

Essa ação do Coren-RO, por meio do NEP/RO, mostra que o Conselho está trabalhando para que a saúde das mulheres grávidas e dos recém-nascidos em Rondônia seja cada vez melhor. Ao investir no aprendizado dos enfermeiros que estão na linha de frente do atendimento, o Coren-RO não só cumpre o seu papel de garantir um bom serviço de enfermagem, mas também participa ativamente da luta para diminuir as mortes de mães e valorizar o trabalho fundamental da enfermagem no cuidado da saúde da mulher e do bebê.

Fonte: Acácia Cavalcanti /Ascom- Coren-RO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...