Campanha de combate ao AVC alerta para fatores de risco da doença

A doença que em 2022 registrou no mês de julho 8.758 óbitos no Brasil, é a segunda maior causa de mortalidade no país.

06.09.2023

No final de setembro, tem início a campanha anual de conscientização sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC) promovida pela Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO), que dura até 29 de outubro. Em 2022, a doença registrou no mês de julho 8.758 óbitos no Brasil, o equivalente a 11 mortes por hora e no primeiro semesre deste ano foram 56.320 vítimas. O AVC é a segunda maior causa de mortalidade no país.

O objetivo é aumentar o conhecimento do impacto, sinais de alerta e prevenção da doença. Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Manoel Carlos Neri, é importante reconhecer que a Enfermagem tem papel fundamental no combate e prevenção do AVC. “Além de realizar uma avaliação por meio de consultas de Enfermagem, os profissionais devem fornecer orientações e informações sobre hábitos alimentares, prática de atividades físicas e análise do histórico médico do paciente”, ressalta.

A cada ano, 13,7 milhões de pessoas têm um AVC no mundo, 5,5 milhões morrem e, atualmente, existem 80 milhões de sobreviventes de AVC, de acordo com a Rede Brasil AVC. O reconhecimento dos sinais de alerta, e o rápido tratamento de urgência em um centro de AVC pode reduzir ou até evitar as sequelas. O socorro ágil, imediato, evita o comprometimento mais grave que pode deixar sequelas permanentes como redução de movimentos, perda de memória, prejuízo à fala e diminui drasticamente o risco de morte. Com medidas de prevenção adequadas, 90% dos casos podem ser evitados.

O ponto alto da campanha acontece dia 29 de outubro, considerado o Dia Mundial de Combate ao AVC, que é a segunda maior causa de mortes no país e o principal motivo de incapacidade no mundo. A WSO reforça que é importante aumentar o conhecimento do impacto na população e “o fato de que se trata de uma doença tratável”.

Existem diversos fatores que aumenta a probabilidade de ocorrência de um AVC, seja ele do tipo hemorrágico ou isquêmico. Os principais fatores são: Hipertensão; diabetes tipo 2; colesterol alto; sobrepeso; obesidade; tabagismo; uso excessivo de álcool; idade avançada; sedentarismo; uso de drogas ilícitas; histórico familiar; ser do sexo masculino. É importante reconhecer esses fatores de risco, uma vez que a conscientização e o controle deles são cruciais na prevenção do AVC e na promoção da saúde cardiovascular. Um estilo de vida saudável podem reduzir significativamente o risco da doença

Para mais informações sobre a campanha, acesse o site.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...