Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

NOTA DE REPÚDIO: Coren-RO repudia atitude abusiva contra profissionais de Enfermagem na Policlínica Ana Adelaide – A ação foi protagonizada pelo vereador Fernando Celestino da Silva


17.05.2025

O CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE RONDÔNIA, Autarquia Pública Federal, órgão disciplinador do exercício da profissão de Enfermeiro e das demais profissões compreendidas nos serviços de Enfermagem, na pessoa do seu Presidente, o Enfermeiro Dr. Josué da Silva Sicsú, vem a público com profunda preocupação e indignação expressar o seu veemente repúdio a conduta do Vereador Fernando Celestino Da Silva, realizada na Policlínica Ana Adelaide, no dia 17/05/2025.

A invasão abrupta e injustificada em momento de atendimentos a população transcende o exercício da vereança e se revela vil e ardilosa, não fazendo jus ao mínimo de humanidade e empatia que se espera de um ser humano, nem se revela como ação fiscalizadora de um vereador em exercício da sua função.

O vereador constrangeu os profissionais de Enfermagem e os demais servidores gravando suas imagens e postando em redes sociais, filmando os pacientes sem a menor consideração e ética frente ao sofrimento do outro.

A reprovável ação desencadeou tumultos diversos na unidade de saúde, desestabilização psicológica não só da equipe de Enfermagem como também da equipe Médica, que mesmo vendo pacientes sendo regularmente atendidos, não foi suficiente para o vereador ter empatia, causando sofrimento psicológico aos profissionais de saúde que trabalham incansavelmente pela população.

O lamentável episódio culminou em registros de ocorrência policial, cujo conteúdo transcreve-se abaixo, ipsis litteris:

BOLETIM DE OCORRÊNCIA Nº 00086780/2025

(…)

Estiveram presentes ao plantão desta Central de Ocorrências os envolvidos PATRICIA DE CASTRO FERREIRA QUEIROZ (médica) e ROBERTO DILAMITE SOUSA (enfermeiro), servidores públicos que exercem as funções no Pronto Atendimento Ana Adelaide e relatam os fatos a seguir: Que o Vereador Fernando Silva adentrou na sala de observação que é local restrito gritando de forma grosseira querendo saber quem era responsável pelo plantão, sem respeitar os pacientes que estavam em atendimento e observação. Que foi pedido à FERNANDO silencio, diminuir o tom de voz, pois estavam atendendo, PATRÍCIA estava atendendo uma criança e ele estava atrapalhando o trabalho, sendo que FERNANDO falando com voz alta. Que ROBERTO explicou ao vereador que a equipe estava completa, com quatro médicos de plantão, oito pessoas em observação sob supervisão de PATRÍCIA. Que mesmo após todas as explicações FERNANDO não respeitou o pedido e continuou com voz alta, arrogância, filmando muito próximo do rosto dos funcionários. FERNANDO ficou cronometrando os atendimentos, queria ditar ordens diferente dos critérios dos profissionais de saúde que são competentes para tal. Que FERNANDO durante várias vezes instigou os populares contra os servidores causando tumulto e atrapalhando o trabalho. FERNANDO chegou a dizer que estaria todos os dias no local, a hora que ele quisesse. Os envolvidos informam que não são contra qualquer fiscalização que seja feita de maneira ordenada e respeitosa com os funcionários.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA Nº ooo86794/2025

(…)

Josué da Silva Sicsú, representante do conselho Regional de Enfermagem, foi acionado pelos profissionais de enfermagem que estão de plantão na Policlínica Ana Adelaide sendo eles Barbara Saldanha Dias, Damile Cristina Neves da Silva e outros. Disse que o vereador Fernando Celestino da Silva chegou no local e começou a instigar a população contra os profissionais de saúde dizendo que eles mão estão fazendo o atendimento. Ocorre que na policlínica tudo é registrado por meio eletrônico inclusive informando o número de pacientes que são atendidos a cada período de tempo. Que o Concelho em nome dos Enfermeiros que trabalham na Policlínica, não veem motivos para o Vereador incitar a população contra os profissionais de saúde da unidade Ana Adelaide.

Para realmente fiscalizar as profissões regulamentadas ali presentes com a obtenção de elementos técnicos e idôneos, deveria ter solicitado a realização de fiscalização pela equipe técnica do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia e do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, ocasião em que poderia acompanhar os Enfermeiros e Médicos fiscais, profissionais estes que possuem a capacidade técnica de aferir a correta prestação dos indigitados serviços.

A ideia parece ser desqualificar a todo custo os profissionais de saúde. Parece ser preciso atacar frontalmente justamente aqueles que cuidam de nós, quando o correto seria solicitar fiscalizações dos conselhos competentes e exigir, caso necessário, providências da Secretaria Municipal de Saúde ou até mesmo do Ministério Público do Estado de Rondônia.

O lamentável ato produzido pelo vereador em nada contribuiu para a pretendida melhoria das condições do serviço de saúde ofertado à população pela Policlínica Ana Adelaide e, como dito, apenas tem caráter midiático, populista e demagógico com o interesse de autopromoção. Tal prática desrespeitosa promove desinformação e lança acusações infundadas contra profissionais de Enfermagem, como também toda a equipe de saúde da unidade que enfrentam jornadas intensas para oferecer atendimento de qualidade à população.

O Coren/RO reafirma seu compromisso com a defesa dos profissionais de Enfermagem, colocando-se à disposição das instituições competentes e da sociedade civil organizada para promover, juntos, um ambiente de respeito, justiça e dignidade para todos os profissionais de Enfermagem, proporcionando um adequado atendimento de saúde aos usuários dos SUS.

Pelo exposto, REPUDIAMOS a conduta do vereador Fernando Celestino Da Silva, que travestiu um ato de “fiscalização” em produção de material midiático, com a finalidade única de se autopromover e incitar a população contra os profissionais de Enfermagem que jamais deixaram de exercer suas funções com presteza e excelência, mesmo diante das deficientes condições de trabalho ofertadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho.

 

 

JOSUÉ DA SILVA SICSÚ

Presidente do Coren/RO

Coren/RO 98.580-ENF

Fonte: Ascom Coren-RO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...