Parecer Técnico – 8/2024 – Troca de leito programada em Unidade de Terapia Intensiva


09.01.2025

Parecer técnico quanto a troca de leito programada em Unidade de Terapia Intensiva, estabelecida por um protocolo institucional, que atribui a equipe de enfermagem o manejo de mudança de paciente de leito.

 

A enfermagem realiza diuturnamente a assistência direta ao paciente crítico, visando ofertar uma assistência assertiva e completa aos pacientes. Com esse foco os protocolos institucionais contribuem, pois direcionam algumas ações específicas para o público assistido por cada instituição.

Com base nessas colocações entende-se que a equipe de enfermagem é responsável pela troca de leito estabelecida pelo protocolo institucional em questão, no entanto com necessidade de respeitar os limites de segurança para o paciente, ou seja, para que se mude o paciente de leito com intuito de realizar a desinfecção, também é necessário respeitar o dimensionamento das equipes de enfermagem para a movimentação do paciente seja realizada sem causar danos.

Desta forma respeitando-se o foco em comum de evitar riscos desnecessários para os pacientes, tanto de infecções hospitalares quanto de danos físicos.

 

É o parecer.

 

Elaborado por Arethusa de Lima Bezerra – Coren-RO 141.120-ENF

Coordenador (a) da Câmara Técnica de Atenção à Saúde

 

Fonte: Ascom - Coren-RO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...