Casos de febre chikungunya no Brasil

Doença transmitida pela picada de mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus infectados pelo vírus

24.09.2014

O número de casos de febre chikungunya transmitidos internamente no Brasil subiu de dois para dezesseis em uma semana. Os catorze pacientes que tiveram a confirmação da infecção moram na cidade baiana de Feira de Santana. Equipes do Ministério da Saúde foram enviadas para o município para tentar identificar como a doença atingiu a cidade.

A doença é transmitida pela picada de mosquitos Aedes Aegypti Aedes Albopictus infectados pelo vírus. Os mosquitos também são transmissores da dengue. Além de um mecanismo de transmissão semelhante, a febre chikungunya e a dengue apresentam sintomas parecidos: febre alta, dor muscular e nas articulações, manchas na pele e dor de cabeça. A chikungunya, no entanto, não tem a forma hemorrágica — o que reduz o risco de morte do paciente. Por outro lado, a infecção pode trazer problemas crônicos nas articulações, que somente podem ser tratados com fisioterapia.

Os primeiros casos de chikungunya transmitidos no Brasil foram confirmados na semana passada no Oiapoque, no Amapá — pai e filha, sem histórico de viagem recente ao exterior. Na última sexta-feira, outros cinco casos foram anunciados em Feira de Santana. Autoridades sanitárias intensificaram ações de prevenção e vigilância da doença na região afetada. Uma busca foi deflagrada tanto no Oiapoque quanto em Feira de Santana, com o objetivo de localizar criadouros do mosquito transmissor, além de identificar e tratar pacientes com a doença.

Fonte: Veja / Estadão Conteúdo (adaptado)

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...