Coren-RO certifica enfermeiros para consulta de Enfermagem Ginecológica e inserção de DIU

Projeto visa garantir consulta qualificada e ampliada, além de acesso para homens, mulheres e famílias aos métodos contraceptivos ofertados pelo SUS

11.01.2024

A atuação da Enfermagem no planejamento reprodutivo está amplamente amparada pela legislação.

Nesta quinta-feira (11), enfermeiros e enfermeiras do município de Buritis, em Rondônia, receberam os certificados do curso consulta de enfermagem ginecológica, com ênfase na saúde sexual e reprodutiva, além da inserção do DIU de cobre. A entrega foi realizada pela diretoria do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO.

Resultado de uma parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Coren-RO e o Hospital Sofia Feldman de Belo Horizonte (MG), referência em assistência de alto risco e na humanização do parto, e prefeituras dos municípios participantes, o projeto objetiva garantir consulta qualificada e ampliada, além de acesso para homens, mulheres e famílias aos métodos contraceptivos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os enfermeiros habilitados agora possuem um conhecimento muito importante, refletindo no empoderamento e na autonomia profissional de cada um que desempenha um papel fundamental na atenção básica de saúde de Buritis”, destaca o presidente do Coren-RO, Josué Sicsú. Ele enfatiza que esse momento representa um avanço significativo na atuação desses profissionais na promoção da saúde sexual e reprodutiva”, afirma Sicsu.

“Os enfermeiros habilitados agora possuem um conhecimento muito importante, refletindo no empoderamento e na autonomia profissional”, afirma o presidente do Coren-RO

Para Dannyelly Alves, coordenadora do projeto e conselheira federal, a iniciativa reflete positivamente na atuação desses profissionais. “A Enfermagem é importante na mudança de indicadores e contribui para a qualificação da assistência, redução dos índices de mortalidade materna e expansão do acesso ao planejamento sexual e reprodutivo”, ressaltou.

Presente no evento, Quele Vasconcelos, tesoureira do Coren-RO, frisou que a partir de agora, a população de Buritis terá acesso a consultas especializadas em Ginecologia realizadas por enfermeiros devidamente certificados. “Isso representa um passo importante em direção à promoção da saúde e ao fortalecimento dos serviços oferecidos pelo SUS no município”, disse.

Base Legal – Realidade consolidada no Brasil e no mundo, a atuação da Enfermagem no planejamento reprodutivo está amplamente amparada pela legislação. A consulta de Enfermagem na área tem amparo na lei do exercício profissional, no inciso II do Art. 8º do Decreto 94.406/1987, e na Resolução 690/2022, que normatiza a atuação do Enfermeiro no Planejamento Familiar e Reprodutivo. Em maio de 2023, o Ministério da Saúde recomendou, em nota técnica, a inserção do DIU por médicos e enfermeiros com capacitação no âmbito do Planejamento familiar e reprodutivo.

 

Fonte: Ascom Coren-RO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...