Coren-RO promove roda de conversa em alusão ao Novembro Azul

Atividade abordou temas sobre “Saúde do homem, autocuidado e a importância da prevenção do câncer de próstata"

22.11.2023

Palestra foi direcionada aos funcionários e colaboradores do Coren-RO.

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), preparou uma roda de conversa relacionada à saúde do homem, em alusão ao Novembro Azul, mês conhecido mundialmente por ações que visam à prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata. A atividade ocorreu nesta quarta-feira (22), na sede da autarquia, abordando o tema “Saúde do homem, autocuidado e a importância da prevenção do câncer de próstata”. A enfermeira Amanda Pontes moderou a atividade.

Durante a palestra, Amanda Pontes, compartilhou informações sobre a saúde do homem, abordando práticas de autocuidado e enfatizando a relevância dos exames preventivos para detectar precocemente o câncer de próstata. Ela destacou que ainda existe um grande preconceito dos homens em cuidar da sua própria saúde, ou uma falta de hábito.

“Existem fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de próstata, como idade, histórico familiar, raça e genética. Por isso, a prevenção primária, como a mudança dos hábitos de vida, dieta equilibrada, prática de atividade física e não realizar o consumo de álcool e cigarro”, pontuou Amanda.

Amanda destacou que ainda existe um grande preconceito dos homens em cuidar. da sua própria saúde

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Segundo Mara Bastos, coordenadora do NEP, o Coren-RO, ao realizar essa roda de conversa, não apenas contribui para a disseminação de informações cruciais, como proporciona um espaço aberto para discutir questões relevantes sobre a saúde masculina, destacando a necessidade de atenção e cuidado preventivo.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...