Coren-RO realiza palestra educativa sobre AVC para funcionários

A palestra proporcionou uma compreensão em torno da prevenção e dos primeiros socorros relacionados ao AVC

31.10.2023

Em alusão ao mês de combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) promoveu, nesta terça-feira (31), uma palestra educativa direcionada aos colaboradores e empregados públicos da Autarquia, com foco no tema do AVC. O evento, conduzido pela enfermeira Carina Souza, proporcionou uma compreensão em torno da prevenção e dos primeiros socorros relacionados a essa condição.

Durante a palestra, Carina Souza abordou de maneira abrangente os sinais de alerta e os principais fatores de risco associados ao AVC. Foram destacados os sintomas iniciais do AVC, juntamente com as práticas de prevenção ligadas a um estilo de vida saudável e estratégias de intervenção ágeis, que podem fazer a diferença na recuperação do paciente. Carina enfatizou a importância de disseminar informações precisas sobre o AVC, visando capacitar a população para agir com eficácia em situações de emergência.

“Os principais fatores de risco incluem hipertensão, diabetes, colesterol elevado, obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool e doenças cardíacas. O socorro ágil, imediato, evita o comprometimento mais grave que pode deixar sequelas permanentes como redução de movimentos, perda de memória, prejuízo à fala e diminui drasticamente o risco de morte. Com medidas de prevenção adequadas, 90% dos casos podem ser evitados”, afirmou Carina.

De acordo com dados divulgados pelo portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN Brasil), o AVC ceifou a vida de 87.518 brasileiros no ano de 2022, no período compreendido entre 1º de janeiro e 13 de outubro. Esse número equivale a uma média de 12 óbitos por hora ou 307 vítimas fatais por dia, reafirmando o AVC como a principal causa de morte no país. No mesmo intervalo, o infarto, por exemplo, causou 81.987 óbitos, enquanto a Covid-19 ceifou a vida de 59.165 cidadãos.

Para Mara Bastos, coordenadora do NEP, é crucial promover a conscientização e alertar a população sobre o AVC, uma condição que é considerada o principal fator de incapacitação em todo o mundo. “É fundamental compreender os sintomas e os sinais de alerta, pois um atendimento precoce pode reduzir o impacto das sequelas”, destacou.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...