I capacitação em clínica psiquiátrica encerra com entrega de certificados aos profissionais do Hospital de Base 

O treinamento foi voltado aos profissionais da psiquiatria do HB

23.09.2022

Mais de 70 profissionais de enfermagem da psiquiatria do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, receberam nesta sexta-feira (23), certificado de conclusão da “I Capacitação em Clínica Psiquiátrica”, realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) com apoio do enfermeiro César Alexandre Rodrigues Figueiredo. O treinamento foi ministrado pela coordenadora da Comissão Nacional de Saúde Mental (Conaesm) do Cofen, Dorisdaia Humerez, 

A capacitação com duração de três dias abordou sobre a construção da identidade, evidenciando que a principal função da família é a defesa da vida, cabendo a ela a responsabilidade pela criação e formação de seus membros, assegurando-lhes não só a manutenção da vida, mas também a qualidade de vida. Abordou, ainda, sobre o processo de socialização, política de saúde mental, desafios da enfermagem na assistência aos pacientes com transtornos mentais, além de discussões da necessidade de não haver retrocesso no tratamento do paciente, promovendo possibilidades de ganho, interação e inserção social aos pacientes. 

“Trabalhar com pacientes com transtornos mentais exige um olhar multiprofissional e a atuação do enfermeiro junto a esses pacientes no serviço de enfermagem é de extrema importância. Sem dúvidas esta capacitação foi essencial para que os profissionais possam prestar um bom atendimento e cuidar ainda melhor de seus pacientes”, ponderou o presidente do Coren-RO, Manoel Carlos Neri. 

O enfermeiro César Alexandre Rodrigues Figueiredo salientou que foi um momento muito especial para os profissionais da psiquiatria do HB. Significa reconhecimento e valorização. “Nossa equipe se sentirá mais segura em executar nosso trabalho. O treinamento nos fez refletir que podemos fazer muito mais por nossos pacientes e ajudá-los a ficar bem e voltar o mais rápido possível para sua família. Muita gratidão ao presidente do Coren-RO Manoel Neri, que nos proporcionou esse momento de aprendizado e a Dra Dóris Humerez que veio até aqui compartilhar seu conhecimento e experiência”, ressaltou. 

Dorisdaia Humerez encerrou falando sobre a comunicação terapêutica do eu, que consiste na capacidade de usar o próprio ‘eu’, conscientemente, na tentativa de estabelecer um relacionamento e estruturar as intervenções. Ela explicou três fases de orientação, a identificação, exploração e resolução, na qual o profissional desenvolve diferentes papéis para auxiliar o paciente no desenvolvimento de suas necessidades, até que esse esteja pronto a assumir uma atuação independente. 

“Saíram propostas de mudanças na assistência como formação de grupos terapêuticos e rodas de conversas à prática de esportes. A enfermagem em saúde mental é flexível, não usa objetos intermediários nas suas ações, mas é o próprio eu do profissional que se compromete com o cuidado e a relação terapêuticas”, concluiu Dorisdaia. 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...