Ato público em São Paulo com a presença do Coren-RO pelas 30 horas
17.03.2014
No dia 14 de março, na Av. Paulista, aconteceu o ato público “Enfermagem Vem pra Rua” para aprovação do projeto de lei 2295/2000, que regulariza a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem em 30 horas semanais.
A manifestação começou às 14 horas, no vão do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), e com a palavra a enfermeira Solange Caetano, Coordenadora do Fórum Nacional 30 horas Já e Presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, solicitou valorização e reconhecimento da enfermagem com aprovação das 30 horas.
Após forte chuva, uma passeata que terminou à noite com grande número de profissionais e estudantes de enfermagem, indo da Av. Paulista até a Praça Roosevelt, demonstrou a força e a luta da enfermagem. E ainda, estiveram presentes: representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem, das centrais sindicais, conselheiros, imprensa e o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), representado pela Presidente em Exercício, Ana Paula Santos Cruz, conselheiros e funcionários, esteve presente em mais um movimento da enfermagem. “A aprovação das 30 horas semanais é importantíssima para a enfermagem e toda sociedade brasileira, pois a carga horária excessiva de trabalho dificulta ainda mais o resultado de qualidade no atendimento dos profissionais de enfermagem esperado por todos”, disse Ana Paula.
O Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Osvaldo Albuquerque, ressaltou a validade do ato. “O movimento ratifica a mobilização que já vem acontecendo através do Fórum Nacional 30 horas, representações da enfermagem brasileira, e o Cofen está trabalhando exaustivamente.” E disse, ainda, que a enfermagem vem mostrando sua força e empenho para aprovação e implantação do projeto de lei.
Para o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Mauro Antônio Pires Dias da Silva, além do apoio dos conselhos é importante a participação dos profissionais de enfermagem. “É uma luta árdua, mas a enfermagem não pode esmorecer. E com o lema: unir, participar e avançar para aprovação das 30 horas.”, destacou.
E segundo os profissionais de enfermagem 30 horas semanais vão trazer mais oportunidade de trabalho, melhor atendimento aos pacientes e qualidade de vida aos trabalhadores.
O ato foi promovido pelas entidades que compõem o Fórum Nacional 30 horas Já: Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Federação Nacional de Enfermagem (FNE), Confederação dos Trabalhadores de Saúde (CNTS), Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf) e Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Anaten).